Pesquisa de mercado: O que é e como fazer?
Pesquisa de mercado é um processo de coleta, análise e interpretação de dados sobre um determinado mercado. Ele leva em consideração informações geográficas, demográficas e psicográficas sobre clientes passados, atuais e potenciais, além de dados dos concorrentes para avaliar a viabilidade de uma oferta de produto.
Uma estratégia de marketing é o plano geral de um negócio para alcançar consumidores e transformá-los em clientes. Ao iniciar um negócio, seu conhecimento sobre o mercado e os concorrentes que enfrentará é baixo, e é exatamente aqui que entra a pesquisa de mercado.
A pesquisa de mercado permite que você descubra onde aplicar seu marketing ao compreender seu público-alvo. Além disso, você entende quem é seu oponente, avaliando os pontos fortes e fracos de seus concorrentes.
Pesquisa é o que os profissionais de marketing fazem para planejar seus movimentos e superar seus concorrentes. É também o que os profissionais de marketing usam para identificar os pontos fortes e fracos de sua própria estratégia de marketing.
Agora sabemos o que é pesquisa de mercado, vamos ver como podemos usar esse conhecimento para realizar qualquer tipo de pesquisa de mercado em 5 etapas.
- Identifique o problema que será centralizado na pesquisa de mercado;
- Escolha a amostra e o método de pesquisa;
- Colete os dados;
- Analise os dados;
- Interprete e apresente conclusões;
A pesquisa de mercado não é tarefa fácil, mas os benefícios de conduzir pesquisas de mercado mesmo esporádicas podem trazer benefícios para sua empresa que você simplesmente não pode ignorar.
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