Pesquisa de Marketing: O que é e como fazer?

Pesquisa de mercado: O que é e como fazer?

Pesquisa de mercado é um processo de coleta, análise e interpretação de dados sobre um determinado mercado. Ele leva em consideração informações geográficas, demográficas e psicográficas sobre clientes passados, atuais e potenciais, além de dados dos concorrentes para avaliar a viabilidade de uma oferta de produto.

Uma estratégia de marketing é o plano geral de um negócio para alcançar consumidores e transformá-los em clientes. Ao iniciar um negócio, seu conhecimento sobre o mercado e os concorrentes que enfrentará é baixo, e é exatamente aqui que entra a pesquisa de mercado.

A pesquisa de mercado permite que você descubra onde aplicar seu marketing ao compreender seu público-alvo. Além disso, você entende quem é seu oponente, avaliando os pontos fortes e fracos de seus concorrentes.

Pesquisa é o que os profissionais de marketing fazem para planejar seus movimentos e superar seus concorrentes. É também o que os profissionais de marketing usam para identificar os pontos fortes e fracos de sua própria estratégia de marketing.

Agora sabemos o que é pesquisa de mercado, vamos ver como podemos usar esse conhecimento para realizar qualquer tipo de pesquisa de mercado em 5 etapas.

  • Identifique o problema que será centralizado na pesquisa de mercado;
  • Escolha a amostra e o método de pesquisa;
  • Colete os dados;
  • Analise os dados;
  • Interprete e apresente conclusões;

A pesquisa de mercado não é tarefa fácil, mas os benefícios de conduzir pesquisas de mercado mesmo esporádicas podem trazer benefícios para sua empresa que você simplesmente não pode ignorar.

Leave a Comment

sing in to post your comment or sign-up if you dont have any account.